I Congresso Internacional de Acessos Vasculares (CIAV2019)

O I Congresso Internacional de Acessos Vasculares (CIAV19) que decorreu nos dias 26 e 27 de setembro de 2019 contou com a presença de cerca de 180 pessoas de vários países: Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra e Brasil.

Durante os dois dias de congresso, vários preletores partilharam resultados de investigações, bem como evidências da prática clínica, acerca das indicações, inserção, manutenção, complicações e inovação em acessos vasculares, em áreas como oncologia, pediatria, cuidados intensivos, hemodiálise, entre outras.

A Sessão de Abertura, presidida pela Srª Presidente da Associação Portuguesa de Acessos Vasculares (APoAVa), Profª Doutora Anabela Salgueiro de Oliveira, contou com a presença de elementos de relevo a nível nacional e regional, que salientaram a importância do tema, e da necessidade de maior investimento na área. Nomedamente, o Prof. Doutor Manuel Alves Rodrigues, Vice-Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e Coordenador Científico da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E), em representação da Srª Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a Profª Doutora Aida Cruz Mendes; o Enfº Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Diretivo Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, em representação doa Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a Enfª Ana Rita Cavaco; o Dr. Marques Neves, em representação do Bastonário da Ordem dos Médicos, o Dr. Miguel Guimarães; e o Dr. António Vieira, Coordenador do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e das Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA) da região Centro.

O Congresso foi aberto com a conferência intitulada de "Acessos Vasculares - Ontem, Hoje e Amanhã" do Dr. Mauro Pittiruti (Roma, Itália), keynote speaker no CIAV19.

O Congresso ofereceu ainda aos participantes a oportunidade de participarem em cursos pré-congresso, dando continuidade ao deseja da APoAVa de se tornar uma referência nacional da formação na área de acessos vasculares. Estavam disponíveis três cursos: (1) Colocação Ecoguiada de CICC; (2) PICC; (3) Colocação de CVPs com recurso a novas tecnologias.

A organização e realização do CIAV19 foi possível através da colaboração com várias entidades e empresas, as quais a APoAVa agradece.

Segundo o Questionário de Satisfação que os participantes preencheram, todos viriam a um futuro congresso e todos recomendariam o CIAV a um amigo/colega.

Leave a Reply