Formações Avançadas | PICCs e Midlines

Nos dias 11 e 12 de outubro, quinta e sexta-feira respetivamente, a APoAVa, em parceria com a BD-Bard, desenvolveu dois dias de formação avançada em colocação e manutenção de PICCs e Midlines.

Este evento vem dar continuidade ao compromisso da Associação em desenvolver actividades de índole formativa e científica na área dos acessos vasculares, com um especial foco na introdução de novas tecnologias na prática clínica. Desta forma, a APoAVa pretende destacar-se como referência na formação e investigação nesta área.

A formação decorreu na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), nas instalações da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde está sediada a APoAVa. Os formandos tiveram a possibilidade de conhecer os objetivos, finalidade e atuais projetos desenvolvidos na UICISA:E, através da apresentação port parte do seu Coordenador Científico, o Professor Doutor Manuel Alves Rodrigues.

No global, estiveram presentes 30 profissionais de saúde, enfermeiros e médicos, que vieram de Londres, Porto, Leiria, Coimbra e Lisboa. Estes profissionais já desenvolvem, ou pretendem desenvolver nos contextos onde trabalham, intervenções no âmbito da colocação de PICCs e Midlines.

Os formadores da BD-Bard, o Enfermeiro Miguel Benitez e a Enfermeira Marina Ramirez (Figura 1), ambos especialistas certificados, bem como a Drª Susana Pregitzer, representante da empresa, dinamizaram as principais atividades.

Figura 1. Apresentação pela Professora Doutora Anabela Salgueiro-Oliveira, Presidente da APoAVa

O curso consistiu numa manhã de sessões teóricas, com revisões da anatomia do membro superior, com especial ênfase para a estrutura e localização das principais veias e artérias. Foram descritos algoritmos de decisão acerca da utilização dos dispositivos de acesso vascular em causa, sublinhando-se o seu impacto na eficiência e segurança dos cuidados prestados.

Na parte da tarde, decorreram workshops práticos, na qual todos os formandos tiveram a possibilidade de praticar técnicas de inserção e manutenção, com o apoio da BD-Bard. Entre outros, foi possível experimentar o ecógrafo SiteRite8 (Figura 3) e Midline PowerGlide Pro (Figura 2).

Parte da formação incidiu também na inserção de PICCs com auxílio do Sherlock 3CG (Figura 4), para verificação da localização da extremidade do cateter.

Figura 2. Midline PowerGlide Pro

 Figura 3. Inserção Ecoguiada com SiteRite8

 

Figura 4. Workshop com Sherlock 3CG

 

É ambição da APoAVa continuar a disponibilizar aos profissionais de saúde meios de formação e bibliografia atualizada nesta área.

Comments ( 0 )